Na Nação Saúde, queremos ajudá-lo a comer alimentos que o façam sentir-se bem. Olhar para a ciência é sempre por onde começamos, mas entendemos que, a alimentação saudável na realidade não se encaixa em algum padrão perfeito de nutrientes.
Todo ano, sem exceção, o mês de janeiro traz consigo um fervor renovado por nutrição, saúde e bem-estar. Vemos uma infinidade de resoluções relacionadas à perda de peso, dietas específicas e metas de condicionamento físico.
Embora seja inspirador testemunhar o desejo de autocuidado, frequentemente esse entusiasmo se traduz na eliminação drástica de alimentos e em uma adesão rigorosa à academia durante sete dias por semana. Esses começos intensos podem parecer promissores, mas costumam desmoronar após algumas semanas.
E se, em vez de banir categorias inteiras de alimentos como açúcar, carboidratos ou pão, nos concentrássemos em pequenas mudanças positivas? Trocas que, embora possam parecer insignificantes, têm muito mais probabilidade de se manterem a longo prazo.
Apenas cerca de 9% das pessoas conseguem cumprir suas resoluções todos os anos. Por que não tentar uma abordagem mais realista? Embora menos excitante, um retorno aos princípios básicos é fundamental.
Se você se sente perdido sobre por onde começar, saiba que não está sozinho. A nutrição é um campo onde quase todo mundo tem uma opinião, e nem sempre – ou quase nunca – essas opiniões são baseadas em evidências sólidas.
Neste mundo de informações nutricionais conflitantes nas redes sociais, pode ser esmagador discernir o que é verdadeiro e o que é relevante para você. Sugerimos começar com o que a ciência comprovou e dar pequenos passos.
Recentemente, uma pesquisa destacou a importância da hidratação para um envelhecimento saudável, então talvez seja hora de aumentar sua ingestão de água (experimente uma nova garrafa para mantê-lo motivado).
É amplamente reconhecido que o sono desempenha um papel crucial na saúde geral e influencia nossos apetites e desejos alimentares.
Alimentação saudável no consumo de frutas e vegetais
Imagem: Freerange Stock
Cerca de 90% da população não consome a quantidade recomendada de frutas e vegetais, mas temos algumas dicas simples e criativas para ajudá-lo a atingir essa meta.
Pense em maneiras pequenas, mas significativas, de aprimorar seus hábitos alimentares. Que tal se comprometer a experimentar um novo alimento a cada semana, priorizar alimentos ricos em proteínas em suas refeições e lanches, cozinhar mais em casa ou planejar suas refeições com antecedência aos domingos?
Note como a maioria das sugestões que apresentamos envolvem adições positivas. São escolhas alimentares ou hábitos que você pode incorporar ao seu dia a dia. Não se trata de restrição ou privação, mas sim de adicionar elementos benéficos que naturalmente podem afastar comportamentos menos saudáveis.
Na Nação Saúde, nosso compromisso é tornar a nutrição acessível a todos
Imagem: U.S. Department of Agriculture
Muitas vezes, a imagem da nutrição e da alimentação saudável é associada a produtos cheios de aromas e corantes. Na realidade, é possível preparar um shake com frutas e vegetais congelados por uma fração do custo, mantendo a qualidade nutricional.
Além de ser econômica, a comida saudável deve ter bom gosto. Poucos leitores da dizem que acham que a comida saudável tem um bom sabor, o que significa que a maioria das pessoas iguala a comida saudável ao sabor ruim. Este é um mito que espero que possamos banir juntos.
Além de ser econômica, a comida saudável deve ser saborosa. Muitos leitores expressam a crença de que alimentos saudáveis têm um sabor insatisfatório, perpetuando assim um mito que esperamos desmistificar juntos.
Experimente, por exemplo, uma porção de couve de Bruxelas assada. Elas oferecem um sabor muito mais rico do que qualquer lembrança de brócolis cozido ou vaporizado da infância.
Para aqueles que se sentem sobrecarregados pela ideia de cozinhar, receitas simples podem ser a solução para colocar refeições deliciosas e descomplicadas à mesa. Ou considere experimentar um serviço de entrega de refeições saudáveis para tornar ainda mais fácil o preparo do jantar.
A alimentação saudável deve incluir alimentos que você ama, aqueles que fazem parte de sua história e cultura. É sobre encontrar um equilíbrio entre nutrição e prazer gastronômico, permitindo que todos desfrutem dos benefícios de uma alimentação saudável, independentemente de sua situação econômica ou cultural.
Alimentação saudável indo além do prato
Imagem: rawpixel.com
A nutrição é apenas uma peça do quebra-cabeça complexo que é a sua saúde. Embora seja fundamental, não é o único aspecto que merece atenção.
Quando se trata de uma transformação saudável, algumas mudanças ocorrerão em seu prato, enquanto outras acontecerão fora da esfera da alimentação. Práticas gerais de bem-estar, como dormir o suficiente, movimentar o corpo e cuidar da saúde mental, desempenham um papel crucial.
Com muita frequência, as pessoas se sentem culpadas por desfrutar de um brownie ou batatas fritas, ou por fazer uma escolha alimentar que consideram “errada”. Este ano, tente abandonar essa culpa em torno da comida e trate-se com gentileza.
Nos dias em que recorremos mais a alimentos processados do que o habitual, geralmente é sinal de que estamos ocupados com outras atividades. Em vez de nos sentirmos tristes com isso, confiemos que nossas próximas refeições serão mais ricas em nutrientes.
Na Nação Saúde, nosso objetivo é educá-lo sobre nutrição ideal e capacitá-lo a aplicar essas informações para descobrir o que funciona melhor para você. Às vezes, isso significa desfrutar de saladas ricas em proteínas, enquanto em outras ocasiões significa saborear biscoitos sem culpa.
Esperamos que você deixe de lado a busca pela perfeição alimentar e abrace a jornada de descobrir alimentos que realmente fazem você se sentir bem.
Quando você visitar a Nação Saúde, esperamos que seja como sentar-se para uma refeição aconchegante, reconfortante e equilibrada, com um amigo que também é um especialista em ciência da nutrição.
Aqui está a renúncia às resoluções em prol da atualização de seus hábitos alimentares.
Clique aqui e aprenda mais sobre esta e outras receitas.
Nação Saúde Nutrição
Pingback: O prazer importa quando você come: Obtenha sua vitamina P - nacaosaude.com
Pingback: Sucos para impulsionar seu sistema imunológico - nacaosaude.com
Pingback: Explorando a Proteína Vegetal: Benefícios, Desafios e Tudo Mais - nacaosaude.com